Image Alt

SERRA DA ESTRELA

BEM-ESTAR PELA ALTITUDE

Serra da Estrela é o maior parque natural de Portugal, uma maravilha da natureza com quase 2000 metros de altitude e que se estende por mais de 100 mil hectares de paisagem em estado puro.

Um cenário de cortar a respiração que apetece percorrer devagar, explorar o tempo ao ritmo próprio, descobrir os caminhos sinuosos, os penedos, as fragas, os rochedos, os miradouros, os rios, as lagoas, as praias fluviais, os rebanhos e os pastores que conduzem as ovelhas há centenas de anos. Correr as montanhas, os planaltos, os vales, varrê-los com a vista que se prolonga pelos recortes das pedras amontoadas, desvendar os mitos dos locais emblemáticos.

Um local mágico dividido entre 6 concelhos, com aldeias históricas, aldeias de montanha e aldeias de pastorícia. Com castelos, judiarias raianas e pontos de elevado interesse histórico e atividades diversas como a paisagem que as abriga.

PENHAS DOURADAS

Penhas Douradas é um local situado no concelho de Manteigas, na Serra da Estrela, a cerca de 1.300 metros de altitude, destacando-se pelos seus chalets e pela vista sobre o vale glaciar do rio Zêzere. Foi aqui, na Serra da Estrela, que surgiu a primeira estância de turismo de montanha de Portugal.

A paisagem é dominada por grandes blocos graníticos e a vegetação é composta por bosques de pinheiro-silvestre ou pinheiro-de-casquinha. Perto das Penhas Douradas fica a barragem do Vale de Rossim, que se destina ao aproveitamento hidroeléctrico e a atividades náuticas, praticadas principalmente no Verão.

Sousa Martins, médico português que se notabilizou no combate à tuberculose, na sequência da expedição científica realizada em 1881 pela Sociedade de Geografia de Lisboa, considerou as Penhas Douradas o lugar mais saudável do país, graças ao seu ar puro e fresco. Assim se mantém até hoje.

RESPIRE FUNDO...

Está a 1500 metros de altitude, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.

O ar é fresco e puríssimo. Sinta a presença da Montanha, o silêncio absoluto, a tranquilidade. Deixe que a sua vista se perca nos grandes horizontes…

Em 1881 Sousa Martins e a comunidade médica portuguesa consideraram as Penhas Douradas o lugar mais saudável do País e provaram-no cientificamente. E a estância das Penhas Douradas nasceu. 130 anos depois a Casa das Penhas Douradas vem retomar uma tradição que quase se perdera nesse local mágico.

Geopark Mundial pela UNESCO

A região da Serra da Estrela foi elevada a Geopark Mundial pela UNESCO. Um “reconhecimento do potencial geológico do território e do seu património natural e cultural e, nessa medida, um primeiro passo para o desenvolvimento sustentável de toda a região”, procurando o aumento do potencial turístico, económico e social dos municípios que fazem parte do território e, consequentemente, o aumento da qualidade de vida das populações, mantendo a Serra da Estrela protegida e procurando uma constante boa gestão dos seus recursos disponíveis.

“A promoção, valorização e defesa do território, do seu património geológico e cultural, o desenvolvimento de atividades económicas locais e a organização de ações de sensibilização e de cooperação com outras entidades são fulcrais”.

You don't have permission to register